Title Image

Paternidade

Home  /  Paternidade

Estudo de relação de parentesco

Partindo da premissa de que cada indivíduo herda metade do ADN da mãe e a outra metade do pai, o que o teste avalia é se a herança global do(a) filho(a) é compatível com a dos pais.

Os testes efectuados pela GenoMed® são realizados com o máximo rigor e garantem a máxima discrição e confidencialidade.

A GenoMed® é membro do GHEP-ISFG (Grupo de Línguas Espanhola e Portuguesa da Sociedade Internacional de Genética Forense) e participa nos programas de avaliação externa da qualidade organizados pelo mesmo.

Como posso fazer o teste?

Para fazer o teste de Paternidade, basta contactar a GenoMed® através do nº 21 799 95 01 ou através do email: genomed@genomed.pt.

Quais são os procedimentos?

Após marcação prévia, os intervenientes do teste de paternidade têm de comparecer em simultâneo no laboratório para a realização das colheitas. Além do necessário reconhecimento entre eles, os intervenientes terão de apresentar um documento de identificação válido, com fotografia e assinatura.

A GenoMed® realiza testes de paternidade entre pretenso pai, filho(a) e mãe (trio completo) e/ou entre pretenso pai e filho(a) (duo).

O teste de paternidade duo apenas pode ser realizado na ausência da mãe se o pretenso pai em estudo for o pai de registo da criança (apenas aplicável em filhos(as) menores de idade) ou se este tiver consigo uma declaração de responsabilização com o consentimento e assinatura da mãe.

Em que consistem as colheitas para análise?

As colheitas efectuadas em todos os intervenientes consistem em:
– Colheita de sangue capilar por picada no dedo (ou calcanhar, no caso de crianças com menos de 1 ano de idade) e recolha em papel (Blood Stain Card);
– Colheita de células epiteliais da mucosa bucal por zaragatoa.

Cuidados a ter antes da colheita:
Uma hora antes da realização da colheita não deve ser ingerida qualquer comida, bebida (incluindo água), não se deve fumar ou mastigar pastilhas elásticas.
Quanto tempo demora a saber o resultado?

Os testes apenas serão iniciados após recepção da amostra e de toda a documentação exigida (requisição devidamente preenchida e prova de pagamento).

O relatório será disponibilizado cerca de 1 a 2 semanas depois.

O relatório é entregue apenas ao próprio, no laboratório, mediante a apresentação do documento de identificação ou, caso seja solicitado pelo interveniente no momento da colheita, pode ser enviado por correio registado com aviso de recepção.

Quanto custa o teste?

O custo do teste de paternidade será disponibilizado após consulta através do email: genomed@genomed.pt.

Para mais informações e outros estudos de parentesco, contactar a GenoMed® através do telefone 21 799 95 01 ou do email: genomed@genomed.pt.