Title Image

Ancestralidade

Home  /  Ancestralidade

À medida que as primeiras populações humanas se expandiram e distribuíram por diversas regiões geográficas, foram ocorrendo pequenas variações na sequência de ADN e é com base nestas variações que se divide a população por grupos e que se faz o estudo de ancestralidade.

Assim, o estudo da ancestralidade visa dar a conhecer a história dos nossos antepassados pré-históricos, nomeadamente as suas rotas migratórias, situando-os no espaço e no tempo.

Podem ser realizados estudos de ancestralidade por via materna ou paterna:

Via materna – A história de origem materna é obtida através do ADN mitocondrial. Este material genético, que se encontra em pequenas estruturas celulares produtoras de energia – mitocôndrias, é exclusivamente herdado das mães e transmitido para os filhos de ambos os sexos.

Via paterna – O cromossoma Y é único dos homens, que o herdam dos seus pais e o transmitem para os seus filhos do sexo masculino. As mulheres podem conhecer os seus antepassados pela via paterna, se recorrerem a uma amostra de ADN do pai, irmão, tio paterno, avô paterno, ou qualquer outro membro directo da família paterna que seja do sexo masculino.

Quais são os procedimentos?

Para receber o  kit de auto colheita em sua casa basta:

1º – Indicar a morada para envio de kit e indicar qual a via (paterna, materna ou ambas) pretende analisar;

2º – Indicar para efeitos de emissão de factura: o nome, número de contribuinte e morada;

3º – Enviar o comprovativo da transferência bancária por email, após o qual a GenoMed® procederá ao envio imediato do kit.

Se optar por realizar colheita nas nossas instalações, onde os nossos técnicos terão todo o prazer em auxiliá-lo, basta realizar uma marcação prévia durante o horário das 9:00 às 17:00 de segunda a sexta, através dos seguintes contactos: +351 217 999 501 ou genomed@genomed.pt.

Cuidados a ter antes da colheita:
Uma hora antes da realização da colheita não deve ser ingerida qualquer comida, bebida (incluindo água), não se deve fumar ou mastigar pastilhas elásticas.
Quanto tempo demora a saber o resultado?

Os testes apenas serão iniciados após recepção da amostra e de toda a documentação exigida (requisição devidamente preenchida e prova de pagamento).

O relatório será disponibilizado cerca de 2 meses depois.