Qualidade

Serviços especializados de diagnóstico molecular

Certificação e Acreditação

A GenoMed é um laboratório licenciado para Genética e Patologia Molecular. Em 2009, obteve a certificação pela Norma ISO 9001:2008, sendo o objectivo da sua política da Qualidade a melhoria contínua da qualidade do serviço prestado e do desempenho global. Desta forma, consegue assegurar e promover a satisfação das necessidades e expectativas dos nossos clientes e colaboradores.

O cumprimento das exigências da qualidade pela equipa leva a GenoMed a progredir, pelo que se encontra neste momento em processo de Acreditação pela Norma ISO 15189:2014 – Laboratórios Clínicos.

Avaliação Externa da Qualidade

De forma a assegurar a qualidade dos resultados obtidos, a GenoMed participa em programas de avaliação externa promovidos por várias entidades internacionais, como por exemplo:

EMQN – European Molecular Quality Network

UK-NEQAS – United Kingdom National External Quality Assessment Service

GHEP-ISFG – Grupo de Línguas Espanhola e Portuguesa da Sociedade Internacional de Genética Forense

CAP – College of American Pathologists

Controlo de qualidade interno e Guidelines Internacionais

Os procedimentos de controlo de qualidade interno implementados têm como base guidelines e recomendações emitidas por instituições internacionais prestigiadas e de referência nas respectivas áreas. Alguns exemplos são:

-Best practice guidelines – EMQN;

-Best practice guidelines (NGS) – ACMG

-Practice guidelines for Targeted Next Generation Sequencing Analysis and Interpretation – ACGS;

-Standards and Guidelines for clinical Genetics Laboratories – American College of Medical Genetics;

-OECD Guidelines for quality assurance in molecular genetic testing – EuroGentest;

-Cytogenetic Guidelines and Quality Assurance – EuroGentest;

-Professional guidelines for clinical cytogenetics – Association for Clinical Cytogenetics;

-National Comprehensive Cancer Network (NCCN) Clinical Practice Guidelines in Oncology;

-Diagnosis and Management of Acute Myeloid Leukemia in adults – Recommendations from an International Expert Panel, on behalf of the European LeukemiaNet;

-Management of Chronic Myeloid Leukemia (CML) – Recommendations from the European LeukemiaNet.

Controlo de qualidade interno e Guidelines Internacionais

A GenoMed integra ainda as redes Internacionais Orphanet, New EDDNAL, GeneTests e é membro do Grupo de Línguas Espanhola e Portuguesa da Sociedade Internacional de Genética Forense.

Está nos nossos Genes

Testemunhos de Utilizadores

  • A GenoMed, Diagnóstico de Medicina Molecular tem desenvolvido uma colaboração fundamental no âmbito do Centro de Referência de Doenças Hereditárias do Metabolismo(DHM)-Pólo dos Adultos, no sentido de promover a transferência de conhecimento científico na área da medicina molecular para a prática clínica. A análise do exoma clínico através da sequenciação por NGS representa uma mais valia no estudo e diagnóstico das DHM.
    Anabela Oliveira Directora do Serviço de Urgência Central do HSM
  • Um laboratório eficaz, orientado para a modernização e permanente actualização, que alia a competência à capacidade de diálogo entre o laboratório e a clínica; mais do que um laboratório, uma interface eficaz entre a genética e a clínica, facilitando e aproximando dois vectores da medicina.
    Sofia Jorge Nefrologista, HSM
  • Como investigador tenho encontrado na GenoMed a colaboração pronta e eficaz, como clínico a GenoMed responde com rapidez e precisão às minhas solicitações, mas sempre um bom parceiro.
    Mamede de Carvalho Professor Catedrático - Director do Instituto de Fisiologia - Group Leader no iMM
  • A importância do testes genéticos no diagnóstico da doenças neurológicas não tem parado de crescer. Das doenças neuromusculares às do movimento, passando pela epilepsia e pelas doenças vasculares raras, os testes genéticos tornaram-se um elemento fundamental do diagnóstico e da compreensão da expressão clínica das doenças do Sistema Nervoso Central e Periférico.
    José Ferro Director do Serviço de Neurologia do HSM - Group Leader no iMM
EnglishPortugal